Agents who build their identity

Ano:

2016

Estado:

Finalizada

Autores:

João Miguel Coelho Madeira Higino

Orientadores:

Sumário

O objetivo deste trabalho é fornecer uma nova abordagem no estudo da identidade aplicada a agentes, levando em consideração os pontos fortes e revendo algumas fraquezas de outras abordagens e congregar aspetos de modelos existentes num novo modelo mais robusto com a intenção de o usar em (mas não limitado a) simulações virtuais de interações virtuais em, por exemplo, jogos sérios. Iremos desenvolver um modelo de identidade baseado em vários aspetos que constituem a identidade descritos em investigações relacionadas. A ideia é integrar este modelo, chamado IDeA Model, numa arquitetura de sociedade de agentes, permitindo que estes manipulem e compreendam identidade e dessa forma providenciar contexto para as ações de cada agente. Consideramos que jogos em que existam interações sociais como jogos de role-playing ou simulação iriam beneficiar com o nosso modelo para aumentar a idiossincrasia dos personagens. A nossa investigação foca-se no dinamismo da identidade através da avaliação de contextos sociais e como o agente pode usar os processos de identidade como uma ferramenta de filtragem de escolhas. A identidade ativa do agente é dependente dos seus recursos e objetivos, das categorias sociais que conhece e do contexto em que se encontra. É nossa intenção que este modelo seja usado nos jogos do projeto RAGE e, como tal, a credibilidade do comportamento do agente também faz parte do foco desta investigação.