iCat e o Jogo das Letras: Believability in HRI using Gaze Model

Ano:

2009

Estado:

Finalizada

Autores:

Luís Carlos Machado Santos

Orientadores:

Sumário

Quando interagem com um robot ou uma personagem sintética, os humanos criam expectativas similares às que teriam com um humano. Um robot que consiga preencher essas expectativas, torna a interacção mais familiar e agradável. ?Gaze? é uma forma comunicativa não verbal, tendo um papel preponderante nas interacções entre humanos. Está relacionado com o olhar e expressão da zona envolvente aos olhos, podendo ter várias funções na interacção humano-robot. Com o modelo a implementar pretende-se perceber se conseguimos aumentar a agradabilidade e familiaridade da interacção robot-humano. Esta tese propõe uma solução de um modelo de ?Gaze? tendo em conta aspectos do modelo de visão humano. Para conseguirmos medir a agradabilidade e familiaridade na interacção, realizámos uma experiência, envolvendo 5 cubos coloridos com letras, um robot e 12 participantes. Cada participante interagia com os três modelos de ?Gaze?. No final cada participante respondia a um questionário. Após terem participado na experiência 12 participantes, os resultados dos questionários foram reunidos e analisados através de métodos de análise conhecidos como o ?Wilcoxon?. As principais conclusões relativamente aos resultados obtidos da experiência apontam para uma maior facilidade de compreensão/interacção com o robot aquando do uso do modelo construído. Adicionalmente, os resultados também apontam para uma maior agradabilidade na interacção quando existe movimento de ?Gaze?, independentemente de ser o nosso modelo ou o aleatório.