Touch on Chemistry - Game to Teach Organic Chemistry in Virtual Reality

Ano:

2018

Estado:

Finalizada

Autores:

Íris Gabriela Pereira Rodrigues

Orientadores:

Sumário

O objectivo desta tese é criar um jogo para ajudar a ensinar Química Orgânica em Realidade Virtual que adicione maior interactividade ao processo de aprendizagem. A interação com os objectos é um dos focos centrais deste jogo, pois os jogadores manipulam átomos e moléculas no decorrer do jogo inteiro, e para tornar esta interação o mais natural e fácil de utilizar possível, foi decidido utilizar o sensor Leap Motion em conjunto com a tecnologia de Realidade Virtual. Os alunos usam as próprias mãos para interagir com o jogo e existem diferentes métodos que podem ser utilizados, dependendo do objectivo da interação em questão. O jogo consiste em criar moléculas, ligando os átomos uns aos outros, para ultrapassar os desafios que são apresentados e, por consequência, progredir nos níveis. Os desafios são baseados na matéria que é ensinada aos alunos do ensino secundário, especificamente no 10º ano, e as regras relacionadas com a junção dos átomos para criar as moléculas devem ser seguidas. A implementação da interação com objectos foi atingida e todo o desenvolvimento do jogo foi realizado em três iterações. Foram realizada uma avaliação com alunos do ensino secundário, no final da última iteração, para verificar se os objectivos propostos foram atingidos. Esta avaliação consistia em completar o tutorial e o modo de jogo Normal, que foi simplificado, tendo apenas quatro níveis com dois desafios cada. Os resultados foram bastante positivos, mostram que o jogo é divertido, agradável, e que tem potencial para ser usado numa aula.