Procedural Quest Generation - Improving Skyrim’s Radiant Story
De modo a explorar a abilidade, e seu potencial, de jogos criarem histórias e mundos mais dinâmicos, mais vivos, nós utilizámos os sistemas Radiant Story e AI criados por Bethesda Softworks para o jogo Skyrim, capazes de gerar "quests", e procurámos entender quais as suas limitações, ou as causas que levaram o sistema a não ser recebido positivamente pela comunidade. A base para este projecto é a pesquisa e trabalhos realizados nas áreas de geração procedimental e histórias interactivas, de modo a melhorar a criação dinâmica de "quests". Foi então proposto melhorar os sistemas Radiant do Skyrim, através do desenvolvimento do sistema para criar eventos e "quests" interligadas e sequênciais, enquanto tentando manter a coerência narrativa e consistência das personagens. No entanto, devido às limitações do sistema base, não foi possível realizar o desenvolvimento pretendido da estructura sugerida, mas foi ainda suficiente para analisar o potencial deste tipo de abordagem, e se existe valor em continuar a sua investigação.
Fishing for Words: A game to learn grammatical gender in Portuguese
Learning a language can be very useful and fun, but also a lot of work. Portuguese, a language with grammatical gender, can be particularly challenging for learners whose native language lacks this feature. In this thesis, we took a look at the history of language education and existing language-learning platforms, which served to inform our own efforts, and developed Fishing for Words, a videogame for Android and Windows that helps players memorize the gender of words in Portuguese at the A2 level of proficiency, featuring two word-selection systems (which balance the game's difficulty in real-time according to the player's performance): The classic Leitner System and a novel Tag System. A full experimental procedure was developed and tested, with the purpose of validating its effectiveness, which revealed several pitfalls through which an experimenter evaluating such a game might fail to obtain results. In other words, we provide insight into how to get the participants to play the game and stick with it, which ours did not. Our main conclusions were that the game should be tested with more advanced students (who we suspect have more interest in grammatical gender), that the students should be given more time & more encouragement to play and that the game should be available on a wider range of platforms (around half of our participants could not play due to not having Android nor Windows).
Designing and Implementing a browser RTS
O género de video jogos que é conhecido como Estratégia em tempo real (RTS) teve vários estados de evolução desde o início da sua criação. À media que a tecnologia foi evoluindo este tipo de jogo pode hoje em dia ser jogado em diferentes tipos de dispositivos. Existem ainda poucos jogos RTS que podem ser jogados em mais que um dispositivo. Este documento apresenta a solução em desenhar e criar um jogo RTS que é jogável tanto em computadores pessoais como em dispositivos móveis. Este jogo usa as linguagens de programação HTML5 e Javascript e é jogável em modo multi-jogador. Múltiplos jogadores competem entre si em jogos de modo 1 contra 1. Posteriormente este jogo contém os elementos 4X presentes nos jogos RTS tradicionais ("eXplore, eXpand, eXploit and eXterminate").
Creating an Agent for Amazon’s Alexa
FAtiMA-Toolkit é uma coleção de ferramentas poderosa que tem o intuito de auxiliar na criação de personagens com capacidade de compreender comportamentos emocionais e sociais. A coleção permite a criação de personagens que atuam de uma maneira humana e credível. Apesar de poderoso, este toolkit tem limitações. Uma destas é o facto de não ser possível utilizar tecnologia de reconhecimento de voz. Com isto em mente, o objetivo deste projeto é o de criar um agente no FAtiMA-Toolkit que usa a Alexa da Amazon como reconhecedor de voz. Esta integração entre as duas ferramentas vai dar a opção de criar diálogos com reconhecimento de voz a futuros desenvolvedores do FAtiMA-Toolkit.